top of page

Linha de Projetos

PROJETO COMPLETO:
----->Estudo preliminar: configuração inicial da proposta arquitetônica a ser aprovada pelo cliente. Considera o programa de necessidades do cliente e as informações legais sobre o terreno e o entorno. São esboços, estudo de materiais, volumetria e ocupação do terreno, relacionados a aspectos legais e de insolação. Gera plantas, mas dificilmente cortes. 
----->Anteprojeto: representação final da proposta arquitetônica, que considera o estudo preliminar aprovado pelo cliente. Apresenta plantas de situação, plantas baixas, de cobertura, cortes gerais, fachadas e especificações. Como opção pode fornecer maquetes, perspectivas, anteprojetos complementares e orçamento estimativo. Já é palpável e ainda pode sofrer mudanças. 
----->Projeto legal: usado para a aprovação na prefeitura, contém as informações do estudo preliminar e os desenhos do anteprojeto na escala e nos padrões exigidos pelo órgão legal do município onde a obra será realizada. É um compromisso de que a obra seguirá o mínimo especificado em lei: recuos, gabarito, tamanho de aberturas, área e pé-direito dos ambientes. 
----->Projeto pré-executivo: feito no caso de obras grandes e quando o cliente precisa aprovar detalhamentos e materiais antes do projeto executivo. Considerado a primeira etapa do executivo. 
----->Projeto executivo: baseado no anteprojeto ou no pré-executivo, ajusta-se aos projetos complementares, contendo pontos de hidráulica e elétrica, vistas das paredes das áreas molhadas com localização das peças e a paginação do revestimento, detalhamento de piso, paredes, caixilhos, forro e tudo o que for necessário para a execução da obra. Oferece memorial descritivo com modo de fazer e quantitativo do material. 
----->Projetos complementares: estrutural, de instalações elétricas, de telefonia,TV, interfones e câmaras, de instalações hidráulicas, de ar-condicionado, de impermeabilização e de luminotécnica.

bottom of page